TITLE

DESCRIPTION

Alfabetização Bilíngue

por Miss Mary do Senemby Bilíngue

 

A alfabetização bilíngue contribui para o desenvolvimento cognitivo, o controle de atenção e maior consciência fonológica.

 

É na alfabetização que nossas experiências anteriores em relação ao mundo leitor são organizadas e sistematizadas.

 

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar…”

“Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato”

 

Difícil ler esses trechos sem cantarolar e recitar, não é? E a razão é muito simples: são cantigas e parlendas que fazem parte da nossa cultura. Nós somos seres sociais e a língua, parte essencial da cultura, se faz presente em nossas vidas desde muito cedo. É através dela que podemos nos comunicar, nos expressar e conhecer esse mundo que já existe há tanto tempo mesmo antes de nossa chegada.

 

O aprendizado da língua é algo absolutamente rico. Através de cantigas e rimas, como as citadas acima, nós começamos a perceber com atenção o som das palavras e suas letras. Também é através dessa vivência que encontramos novas maneiras de combiná-las. Por meio da convivência, brincadeiras e participação nas atividades, vamos explorando o mundo em sua magnitude através das mais diversas trocas de saberes. Esse processo de aprendizagem nunca acaba. Descobrimos novos gêneros textuais, ampliamos nosso vocabulário e novas formas de expressão ao longo de toda a vida.

 

No entanto, nesse percurso há um momento muito especial: a alfabetização. É nesse período em que nossas experiências anteriores em relação ao mundo leitor são organizadas e sistematizadas. A maneira de segurar um livro e lápis ou o fato de que a escrita e a leitura começam da esquerda para a direita, de cima para baixo. Esse é um processo vivido pela própria criança e mediado pelos profissionais ao seu redor. Através de tentativas e erros a mágica acontece!

A seu tempo, as palavras vão ganhando sentido, as letras vão ganhando sons e mais uma porta de acesso ao mundo se abre através da linguagem!

 

A alfabetização bilíngue

 

Em contextos bilíngues isso não ocorre de maneira diferente. Mais experiências são possibilitadas à criança. Outras histórias, rimas, canções e brincadeiras. Permitindo o acesso a diferentes culturas e a se comunicar efetivamente em mais de um idioma com facilidade e naturalidade.

 

Portanto, o processo de alfabetização é único. Porém, com a construção de diferentes hipóteses pelas quais a criança identifica quais aspectos são ou não transferíveis de uma língua para a outra. Quando esse processo acontece simultaneamente, é comum que a criança leve mais tempo para escrever ou até mesmo transite entre os idiomas. Ela precisa contrastar e compará-los. No entanto, tal feito traz como benefício grande desenvolvimento cognitivo, colaborando para o controle de atenção e maior consciência fonológica.

 

Experiências ricas para o desenvolvimento de leitura e escrita, seja em contexto bilíngue ou não, são importantes. Músicas, histórias, brincadeiras e demais elementos da cultura são essenciais para que esse processo seja significativo. E, claro, tais atividades também podem ser realizadas mesmo em casa.

 

Pegue seu livro, ligue o som, sente para brincar em família e assim o aprendizado terá como base a alegria e o carinho!

Então, do que vamos brincar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLÉGIO SENEMBY

O Colégio Senemby é o pioneiro na educação particular em Caieiras.
Desde sua fundação, em 1981, vem revolucionando os conceitos pedagógicos adotados e é a referência absoluta em qualidade e excelência para todo o sistema educacional
da região.

NOS FAÇA UMA VISITA

FALE CONOSCO

(11) 4445-3555

(11) 4605-3144

senemby@senemby.com.br

Rua Curumim, 151
Jardim Santo Antonio
Caieiras – SP