TITLE

DESCRIPTION

Educação bilingue: o que é o Ensino Integrado de Conteúdo e Língua (CLIL)?

por Miss Fernada, do Senemby Bilíngue

 

Desde a antiguidade, quando o Latim era a única língua ensinada de forma sistemática, as pessoas buscam uma forma de aprender uma segunda língua, seja por necessidade profissional, comercial ou mesmo por interesse cultural.

 

Observa-se um grande crescimento da educação bilíngue no Brasil nos últimos anos. Mas o que difere as aulas tradicionais de inglês das aulas de programas de educação bilíngue, como por exemplo, o do Colégio Senemby?

 

O ensino tradicional de inglês tem como base o modelo clássico equivalente ao das outras disciplinas, estruturado a partir de aulas periódicas com o intuito de avançar nas lições de um material didático dividido por complexidade, enquanto se aprende sobre vocabulário, gramática e ortografia. Os cursos de inglês, em sua maioria, seguem o mesmo modelo, trabalhando também pronúncia, conversação e interpretação de texto. Os alunos são avaliados de acordo com seus desempenhos em avaliações.

 

 

O ensino integrado de conteúdo e língua

 

A sigla CLIL (abreviação para Content and Language Integrated Learning), que traduzimos como Ensino Integrado de Conteúdo e Língua, é uma tendência que cresce cada vez mais em todo o mundo. Essa abordagem tem como ponto central trabalhar simultaneamente o conteúdo acadêmico curricular e competências linguísticas de uma segunda língua.

 

Mas o foco do ensino integrado não é apenas em aprendizagem de disciplinas. Ao focar em desenvolvimento de projetos, atividades em pares e grupos, debates, simulações, por exemplo, a abordagem CLIL também trabalha o desenvolvimento de competências transversais como criatividade, colaboração, pensamento crítico, habilidade de comunicação interpessoal, entre outras competências indispensáveis para o cidadão do século XXI. E tudo isso em uma segunda língua.

 

CLIL, com seus processos interativos de construção de conhecimento, é um candidato natural na promoção da aprendizagem aprofundada. A abordagem integra os 4Cs: conteúdo, comunicação, cognição e cultura e pode envolver muitas metodologias, voltadas tanto para o ensino do conteúdo acadêmico quanto o de língua estrangeira, colocando assim, o aluno como o protagonista em seu percurso de aprendizagem.

 

Observou-se que alunos que estudam em um programa que segue a abordagem de ensino integrado sentem-se mais confiantes ao usarem tanto a segunda língua como também sua primeira. São mais atentos a vocabulário e ideias apresentadas nas duas línguas, apresentam vocabulário mais extenso e variado e alcançam níveis mais altos de proficiência na segunda língua do que os alunos de cursos tradicionais.

 

CLIL leva os alunos à maior proficiência na segunda língua e também tem efeitos positivos na proficiência da língua mãe. O conhecimento de conteúdo acadêmico é o mesmo nas duas línguas e os alunos são mais cognitivamente ativos durante o processo de aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLÉGIO SENEMBY

O Colégio Senemby é o pioneiro na educação particular em Caieiras.
Desde sua fundação, em 1981, vem revolucionando os conceitos pedagógicos adotados e é a referência absoluta em qualidade e excelência para todo o sistema educacional
da região.

NOS FAÇA UMA VISITA

FALE CONOSCO

(11) 4445-3555

(11) 4605-3144

senemby@senemby.com.br

Rua Curumim, 151
Jardim Santo Antonio
Caieiras – SP