ABORDAGEM STEAM

A Abordagem STEAM

Muito mais do que uma proposta metodológica, a sigla STEAM surgiu em meados da década de 1990 nos EUA e trata-se de um acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, representa uma transformação na forma de trabalhar a educação.

O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros.

É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, tendo como objetivo, formar pessoas com diversos conhecimentos, uma variedade de práticas, desenvolvendo valores e praticando recursos visuais e tecnológicos. Através de uma prática chamada de “Hands On” (Mão na massa), os alunos são protagonistas de cada uma das 5 etapas do desenvolvimento desse projeto, as etapas de desenvolvimento consistem em:

1-Investigar

2- Descobrir

3- Conectar

4- Criar

5- Refletir

 

Tudo isso trazendo situações integrativas das disciplinas, tradicionalmente propostas, com essa nova forma de praticar o conhecimento. Assim os alunos experimentam e vivenciam o pensamento crítico científico de maneira interpretativa e reflexiva.

Nas atividades dentro da abordagem STEAM, os alunos resolvem problemas “fora-da-caixa” e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar, enquanto o professor também tem seu papel modificado, atuando como um mentor, uma espécie de guia no processo de aprendizagem dos projetos propostos e desenvolvidos por cada equipe de alunos.

A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento das habilidades essenciais aos alunos do Século XXI determinadas pela UNESCO, tais como:

-Criatividade, imaginação e inovação.

-Pensamento crítico e resolução de problemas.

-Comunicação e colaboração.

-Habilidades sociais e culturais.

-Capacidade de lidar com diferentes situações.

 

No Colégio Senemby a Educação STEAM já chegou, em 2018 o departamento de Educação bilíngue apresentou a primeira STEAM FAIR com projetos científicos pesquisados e desenvolvidos durante as aulas bilíngues, e agora para 2020 um novo formato de Educação STEAM se consolida no Colégio Senemby, com introdução de um formato MAKER integrando as disciplinas do Fundamental 2 em uma nova forma tecnológica de prática do conhecimento.

ONE COMMENT

  • Luverci Rossatti disse:

    É sempre desafiador introduzir um novo formato integrando as disciplinas , levando a uma nova forma de praticar o conhecimento! Senemby STEAM será uma nova forma de trabalhar a Educação!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLÉGIO SENEMBY

O Colégio Senemby é o pioneiro na educação particular em Caieiras.
Desde sua fundação, em 1981, vem revolucionando os conceitos pedagógicos adotados e é a referência absoluta em qualidade e excelência para todo o sistema educacional
da região.

NOS FAÇA UMA VISITA

FALE CONOSCO

(11) 4445-3555

(11) 4605-3144

senemby@senemby.com.br

Rua Curumim, 151
Jardim Santo Antonio
Caieiras – SP