A importância da primeira infância

A primeira infância acontece do nascimento aos 6 anos de idade. É a etapa da vida em que o cérebro está crescendo, os neurônios estão construindo novas conexões para dar sentido ao mundo ao seu redor.

Nesta etapa o cérebro é moldado através das experiências e interações que o ambiente oferece à criança. O cuidado, o afeto, a nutrição, a interação com o ambiente, as brincadeiras e os estímulos ajudam o cérebro a desenvolver seu máximo potencial, dando subsídios à pessoa que serão levados pelo resto da vida.

O segredo de uma primeira infância saudável está na qualidade das interações e dos vínculos criados entre a criança, seus familiares e cuidadores. Várias habilidades serão altamente desenvolvidas nesta faixa etária como: psicomotricidade, consciência fonológica, interação social e a fala.

A infância deve ser vivida no seu tempo, com tudo de maravilhoso que esta etapa possui: a imaginação, a brincadeira, o faz de conta, a inocência, a descoberta, o contato com a natureza, sem pular etapas. Pular etapas da infância e de qualquer fase do desenvolvimento humano é desprezar a natureza e o mecanismo que possuímos para um bom desenvolvimento da personalidade.

Cada criança como ser único tem necessidades básicas e ritmos próprios, com capacidade de motivar-se através de situações que desafiem seu pensamento. Muitos estudos confirmam que a criança que percebeu que as suas necessidades básicas (afetivas e fisiológicas)  foram atendidas nos seus primeiros anos de vida terá uma afetividade mais organizada, será mais segura e terá mais facilidade de assimilar de forma harmônica os conhecimentos.

Porque investir na primeira infância?
  1. Mais da metade do potencial do individuo é desenvolvido até os 6 anos de idade, tendo efeito sobre a capacidade cognitiva, motora e  socioemocional, que não poderá ser adquirido com a mesma facilidade em outro momento da vida.
  1. O estímulo adequado da primeira infância cria condições favoráveis à pessoa, gerando assim menos custos ao tentar reverter problemas futuros.
  1. Ganho no desenvolvimento cognitivo, melhorando o nível de aprendizagem na escolaridade a médio prazo e no processo de inserção no mercado de trabalho a longo prazo. 
  1. O desenvolvimento saudável da criança, do nascimento até os 6 anos de idade, cria alicerces para uma sociedade próspera e sustentável, baseado nos valores que ofereceremos.

A educação na primeira infância é a mais importante do processo de aprendizagem, com todas as suas características e especificações, por isso cabe a nós educadores, pais e mães, a decisão de formar um individuo equilibrado e feliz através do cuidado, do afeto, dos estímulos e das interações oferecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Arquivos

COLÉGIO SENEMBY

O Colégio Senemby é o pioneiro na educação particular em Caieiras.
Desde sua fundação, em 1981, vem revolucionando os conceitos pedagógicos adotados e é a referência absoluta em qualidade e excelência para todo o sistema educacional
da região.

NOS FAÇA UMA VISITA

FALE CONOSCO

(11) 4445-3555

(11) 4605-3144

senemby@senemby.com.br

Rua Curumim, 151
Jardim Santo Antonio
Caieiras – SP