O autocuidado para crianças é um dos assuntos que mais necessita de compreensão por pais e professores para garantir uma infância de qualidade para os filhos.
Sendo assim, devemos entender que o autocuidado, reúne diversas áreas da rotina de uma criança passando pela vida escolar, relacionamento com os outros, ambiente familiar e até mesmo seu estilo de vida.
Dessa forma, a educação de uma criança vai muito além do que ensinar às crianças a tirarem boas notas durante o ano letivo. Sendo assim, o autocuidado para crianças deve incluir um bom desenvolvimento infantil que pondera desde questões físicas, emocionais, sociais e até mesmo mentais.
Como praticar o autocuidado com as crianças?
Especialistas em áreas psicológicas e pedagógicas orientam que, independentemente da idade da criança, é preciso que os pais e responsáveis tenham paciência e saibam mostrar aos filhos como cada atitude relacionada ao autocuidado é importante.
Isto é, os adultos devem explicar às crianças o porquê de cada ação dar um bom exemplo durante o dia a dia para garantir bons resultados.
Ao lavar as mãos, por exemplo, o responsável pode conversar com a criança sobre as bactérias que podem causar doenças, além de explicar que o sabão consegue eliminar todos esses germes. Por isso, elas devem sempre ter esse tipo de higiene após brincar e antes das refeições.
Entretanto, o autocuidado engloba muito mais do que apenas a higiene como a saúde mental e o autocuidado emocional.
10 dicas de autocuidado durante a infância e adolescência
O autocuidado é tudo que fazemos para cuidar de nós mesmos e, em simultâneo, é o entendimento de que não existimos sozinhos, assim as crianças devem entender que outras pessoas também estão pelo mundo existindo.
A educação para o autocuidado e coexistência na infância e adolescência é a compreensão de que as crianças precisam entender que todas as vidas são importantes, inclusive a dela.
Autocuidado psicológico
O autocuidado psicológico reúne atividades que estimulam o cuidado com a sua saúde mental e gerenciam o estresse da rotina.
- Observar sua experiência interior, perceber seus pensamentos, julgamentos, crenças, atitudes e sentimentos;
- Buscar ajuda quando não conseguir resolver questões que promovem o sofrimento interno;
Autocuidado físico
O autocuidado físico diz respeito ao cuidado com nosso corpo, e envolve desde a alimentação, atividades físicas até consultas médicas.
- Comer regularmente (por exemplo, café da manhã, almoço e jantar);
- Dançar, nadar, andar, correr, praticar esportes, cantar ou fazer alguma outra atividade física divertida;
Autocuidado emocional
O autocuidado emocional se relaciona com o cultivo de emoções agradáveis, que contribuem para o seu bem-estar.
- Passar algum tempo com outras pessoas de quem você gosta;
- Amar a si próprio;
- Identificar atividades reconfortantes, objetos, pessoas, relacionamentos, lugares e procurá-los. Identificar e aproximar-se de pessoas, e lugares que te fazem bem, permitir-se chorar;
Autocuidado espiritual
O autocuidado espiritual se refere a todas as atividades que ajudam um indivíduo a encontrar e sustentar um significado para sua vida. Essa atividade pode envolver religiosidade ou não. Afinal, há muitas formas de viver com propósito.
- Identificar o que é significativo para você e observar que lugar isso ocupa em sua vida;
- Passar um tempo em contato com a natureza;
Autocuidado em casa, na escola
Além de todas as dicas que vimos acima, não podemos esquecer que o autocuidado contribui para mantermos uma relação saudável com estudo e com outras pessoas.
- Buscar o equilíbrio entre amigos(as), família, relacionamento, diversão e descanso
Ao promover e incentivar que crianças e adolescentes saibam lidar com as próprias emoções ou com cuidados básicos de higiene estamos promovendo ações de educação para o autocuidado.
Todas essas dicas de autocuidado promovem o direcionamento para eles respeitarem o próprio corpo e do outro e terem autoestima e amor próprio. Além de, entender que bons hábitos servem para trazer mais qualidade de vida e bem-estar.