Alfabetização Bilíngue

Ler Bilingue
por Miss Mary do Senemby Bilíngue

 

A alfabetização bilíngue contribui para o desenvolvimento cognitivo, o controle de atenção e maior consciência fonológica.

 

É na alfabetização que nossas experiências anteriores em relação ao mundo leitor são organizadas e sistematizadas.

 

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar…”

“Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato”

 

Difícil ler esses trechos sem cantarolar e recitar, não é? E a razão é muito simples: são cantigas e parlendas que fazem parte da nossa cultura. Nós somos seres sociais e a língua, parte essencial da cultura, se faz presente em nossas vidas desde muito cedo. É através dela que podemos nos comunicar, nos expressar e conhecer esse mundo que já existe há tanto tempo mesmo antes de nossa chegada.

 

O aprendizado da língua é algo absolutamente rico. Através de cantigas e rimas, como as citadas acima, nós começamos a perceber com atenção o som das palavras e suas letras. Também é através dessa vivência que encontramos novas maneiras de combiná-las. Por meio da convivência, brincadeiras e participação nas atividades, vamos explorando o mundo em sua magnitude através das mais diversas trocas de saberes. Esse processo de aprendizagem nunca acaba. Descobrimos novos gêneros textuais, ampliamos nosso vocabulário e novas formas de expressão ao longo de toda a vida.

 

No entanto, nesse percurso há um momento muito especial: a alfabetização. É nesse período em que nossas experiências anteriores em relação ao mundo leitor são organizadas e sistematizadas. A maneira de segurar um livro e lápis ou o fato de que a escrita e a leitura começam da esquerda para a direita, de cima para baixo. Esse é um processo vivido pela própria criança e mediado pelos profissionais ao seu redor. Através de tentativas e erros a mágica acontece!

A seu tempo, as palavras vão ganhando sentido, as letras vão ganhando sons e mais uma porta de acesso ao mundo se abre através da linguagem!

 

A alfabetização bilíngue

 

Em contextos bilíngues isso não ocorre de maneira diferente. Mais experiências são possibilitadas à criança. Outras histórias, rimas, canções e brincadeiras. Permitindo o acesso a diferentes culturas e a se comunicar efetivamente em mais de um idioma com facilidade e naturalidade.

 

Portanto, o processo de alfabetização é único. Porém, com a construção de diferentes hipóteses pelas quais a criança identifica quais aspectos são ou não transferíveis de uma língua para a outra. Quando esse processo acontece simultaneamente, é comum que a criança leve mais tempo para escrever ou até mesmo transite entre os idiomas. Ela precisa contrastar e compará-los. No entanto, tal feito traz como benefício grande desenvolvimento cognitivo, colaborando para o controle de atenção e maior consciência fonológica.

 

Experiências ricas para o desenvolvimento de leitura e escrita, seja em contexto bilíngue ou não, são importantes. Músicas, histórias, brincadeiras e demais elementos da cultura são essenciais para que esse processo seja significativo. E, claro, tais atividades também podem ser realizadas mesmo em casa.

 

Pegue seu livro, ligue o som, sente para brincar em família e assim o aprendizado terá como base a alegria e o carinho!

Então, do que vamos brincar hoje?

Compartilhar

Veja Mais

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies.