Com certeza acompanhamos e sentimos as transformações na sociedade, muitas transformações nas áreas de comunicação, trabalho, indústria e no nosso dia a dia… a tecnologia está presente na maioria de nossas ações e esse marco não é apenas industrial ou tecnológico, mas também social e por isso educacional!
Hoje falamos da quarta revolução industrial, da indústria 4.0, da sociedade 4.0 e com isso também a educação 4.0, a internet das coisas, a inteligência artificial , Big data… tudo isso passa pela forma que vemos e entendemos o mundo, por isso também influi na educação.
Martha Gabriel, autora do livro “Eu, você e os robôs”, afirma que a medida em que a tecnologia muda, assim também nós nos modificamos como seres humanos, tanto em termos biológicos, como cognitivos e comportamentais. “Os processos mentais que realizamos com o uso das novas tecnologias demandam novas conexões neurais, processos cognitivos que são cada vez mais complexos, à medida em que o mundo vai tornando-se igualmente complexo e imprevisível.”
Esse ser humano tem que ser capaz de pensar criticamente e de forma sistêmica, em meio a era das pós-verdades e fake-news, tem que ser capaz de utilizar uma inteligência muiltidimensional, em vários aspectos, sendo capaz de trabalhar em equipe, projetar e resolver problemas e desafios.
A educação 4.0 traz a possibilidades de desenvolver competências e habilidades essenciais para lidar com esta nova sociedade:
– comunicação assertiva
– colaboração e empatia
– iniciativa e proatividade
– pensamento crítico e solução de problemas
– agilidade e adaptabilidade
– curiosidade, imaginação e criatividade
– domínio de tecnologia
A educação 4.0 quer possibilitar que o aluno construa e desenvolva um pensamento e um forma de lidar com as demandas atuais, quer usar vários recursos com o aluno no centro do processo de aprendizagem, através de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas entre docentes e alunos, que os ajudem a desenvolver estas habilidades.
A cultura maker, a aprendizagem STEAM, a educação socioemocional, o trabalho com projetos, em equipes e todas as propostas de metodologias ativas ajudam e levam a educação 4.0 a se tornar realidade.
Enfim, tudo converge na missão de ajudar a preparar os alunos a se tornarem cidadãos, éticos, críticos, competentes, colaborativos e capazes de conquistarem seus projetos de vida.