EDUCAÇÃO 4.0: Já ouviu falar sobre isso?

1139631174 11315

Com certeza acompanhamos e sentimos as transformações na sociedade, muitas transformações nas áreas de comunicação, trabalho, indústria e no nosso dia a dia… a tecnologia está presente na maioria de nossas ações e esse marco não é apenas industrial ou tecnológico, mas também social e por isso educacional!

Hoje falamos da quarta revolução industrial, da indústria 4.0, da sociedade 4.0 e com isso também a educação 4.0, a internet das coisas, a inteligência artificial , Big data… tudo isso passa pela forma que vemos e entendemos o mundo, por isso também influi na educação.

Martha Gabriel, autora do livro “Eu, você e os robôs”, afirma que a medida em que a tecnologia muda, assim também nós nos modificamos como seres humanos, tanto em termos biológicos, como cognitivos e comportamentais.  “Os processos mentais que realizamos com o uso das novas tecnologias demandam novas conexões neurais, processos cognitivos que são cada vez mais complexos, à medida em que o mundo vai tornando-se igualmente complexo e imprevisível.”

Esse ser humano tem que ser capaz de pensar criticamente e de forma sistêmica, em meio a era das pós-verdades e fake-news, tem que ser capaz de utilizar uma inteligência muiltidimensional, em vários aspectos, sendo capaz de trabalhar em equipe, projetar e resolver problemas e desafios.

A educação 4.0 traz a possibilidades de desenvolver competências e habilidades essenciais para lidar com esta nova sociedade:

– comunicação assertiva

– colaboração e empatia

– iniciativa e proatividade

– pensamento crítico e solução de problemas

– agilidade e adaptabilidade

– curiosidade, imaginação e criatividade

– domínio de tecnologia

A educação 4.0 quer possibilitar que o aluno construa e desenvolva um pensamento e um forma de lidar com as demandas atuais, quer usar vários recursos com o aluno no centro do processo de aprendizagem, através de práticas pedagógicas que possibilitam vivências significativas entre docentes e alunos, que os ajudem a desenvolver estas habilidades.

A cultura maker, a aprendizagem STEAM, a educação socioemocional, o trabalho com projetos, em equipes e todas as propostas de metodologias ativas ajudam e levam a educação 4.0 a se tornar realidade.

Enfim, tudo converge na missão de ajudar a preparar os alunos a se tornarem cidadãos, éticos, críticos, competentes, colaborativos e capazes de conquistarem seus projetos de vida.

Compartilhar

Veja Mais

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies.