Muito mais do que uma proposta metodológica, a sigla STEAM surgiu em meados da década de 1990 nos EUA e trata-se de um acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, representa uma transformação na forma de trabalhar a educação.
O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros.
É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, tendo como objetivo, formar pessoas com diversos conhecimentos, uma variedade de práticas, desenvolvendo valores e praticando recursos visuais e tecnológicos. Através de uma prática chamada de “Hands On” (Mão na massa), os alunos são protagonistas de cada uma das 5 etapas do desenvolvimento desse projeto, as etapas de desenvolvimento consistem em:
1-Investigar
2- Descobrir
3- Conectar
4- Criar
5- Refletir
Tudo isso trazendo situações integrativas das disciplinas, tradicionalmente propostas, com essa nova forma de praticar o conhecimento. Assim os alunos experimentam e vivenciam o pensamento crítico científico de maneira interpretativa e reflexiva.
Nas atividades dentro da abordagem STEAM, os alunos resolvem problemas “fora-da-caixa” e se beneficiam de um aprendizado interdisciplinar, enquanto o professor também tem seu papel modificado, atuando como um mentor, uma espécie de guia no processo de aprendizagem dos projetos propostos e desenvolvidos por cada equipe de alunos.
A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento das habilidades essenciais aos alunos do Século XXI determinadas pela UNESCO, tais como:
-Criatividade, imaginação e inovação.
-Pensamento crítico e resolução de problemas.
-Comunicação e colaboração.
-Habilidades sociais e culturais.
-Capacidade de lidar com diferentes situações.
No Colégio Senemby a Educação STEAM já chegou, em 2018 o departamento de Educação bilíngue apresentou a primeira STEAM FAIR com projetos científicos pesquisados e desenvolvidos durante as aulas bilíngues, e agora para 2020 um novo formato de Educação STEAM se consolida no Colégio Senemby, com introdução de um formato MAKER integrando as disciplinas do Fundamental 2 em uma nova forma tecnológica de prática do conhecimento.